Jesus, o filho



Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava  estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa. João 19, 2627


Não nos resta dúvidas da maravilha que é ter uma mãe, talvez quem já perdeu a sua possa falar com mais propriedade sobre isso, mas todos sabemos o quanto elas são importantes em nossas vidas. Com exceção de Adão, não houve nenhum ser humano sequer na face da terra que não tenha tido uma mãe, cada uma delas com sua forma especial de amar e cuidar dos seus filhos. Com Jesus não foi diferente, ele teve uma mãe que se tornou exemplo para todas as demais mães da terra, uma mulher íntegra e agraciada por Deus, um verdadeiro referencial para um filho. 


Jesus tinha um objetivo muito bem definido na Terra e este era glorificar a seu Pai se entregando a morte para remissão dos pecados de todo àquele que nele crer (Jo. 6:40). Todavia, ele em momento algum se descuidou de sua responsabilidade de filho. A Bíblia nos garante que Cristo não veio para desfazer-se da lei, mas para cumpri-la (Mt. 5:17), prova disso é o cuidado que ele dispensa a sua mãe. Sendo ele o Messias, o filho de Deus, um ser extremamente superior a toda criação, estava naquele momento no seu estado de esvaziamento (Fl. 2) chegando ao mais profundo estado de humilhação sentindo dores terríveis, mas mesmo assim não se privou de cumprir sua responsabilidade de honrar sua mãe e cuidar dela cumprindo assim o quinto mandamento da lei (Ex.20:12). Nem os cravos nas mãos e nos pés, nem a coroa de espinhos, nem mesmo a asfixia que lhe fazia perder as forças foram capazes de fazer que o Senhor deixasse sua mãe desprovida de cuidados. Não, ele percebe que havia alguém de confiança para cuidar dela e designa a João tal responsabilidade, não obstante, também indica a Maria a quem deveria se reportar dali em diante. Dessa forma, antes de partir ele não só providencia a salvação de todos os crentes de todas as gerações da humanidade, como também resolve um problema imediato em sua família.

O exemplo de Cristo nos faz refletirmos sobre a responsabilidade de um filho perante sua mãe. De fato, como foi evidenciado no início do texto, elas são maravilhosas, dádivas divinas, mas quanto a nós, que tipo de filhos temos sido? Será que em qualquer circunstância um pouco mais complexa nós simplesmente nos esquecemos dela, e voltamos a lembrar nesse que é o dia em que ela é homenageada? 


Precisamos aprender a honrar nossa mãe como Cristo honrou a sua até o fim de sua vida, independentemente da situação, a nossa responsabilidade de filho será requerida pelo próprio Deus. Portanto, retribuamos o carinho e o cuidado que sempre recebemos delas para que possamos nos aproximar mais e mais do padrão de Filho que Cristo nos incita a alcançarmos.


Parabéns Mamães!!!






Presb/Seminarista Augusto Brayner



 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons