"Mestre! Nós vamos morrer! O senhor não se importa com isso?"
Marcos 4:38
Um dos sentimentos mais dolorosos vividos por algumas pessoas é o de abandono ou solidão. E é algo que de vez em quando vivenciamos, isto devido a situações de desconforto que enfrentamos, e até parece que estamos lutando sozinhos diante de situações extremamente difíceis, que mais parecem ser o fim da nossa jornada do que o começo; e consequentemente, nos deixam incrédulo e vulnerável para continuarmos lutando em busca do nosso objetivo, e passamos até a desacreditar da presença de Deus em nossa vida. A partir daí. começamos inverter os valores, quando a incerteza toma o lugar da certeza, a incredulidade toma o lugar da fé, o pesadelo toma o lugar dos sonhos e o desespero o lugar da esperança..
O texto acima citado, de Marcos 4.35-41, relata a história de uma pequena viagem de barco que o Senhor Jesus fizera com seus discípulos para outra margem do lago de Genezaré, e o mais interessante nesta história é que o convite de passar para o outro lado da margem fora de Jesus. Analisando por esse lado, até parece que em determinados momentos da vida Jesus nos chama para certos lugares no intuito de provar a nossa fé, e aparentemente nos deixa sozinhos a mercê das intempéries da vida. Foi este o sentimento que os discípulos tiveram sobre Jesus, e chegaram até a reclamar do Senhor fazendo esta pergunta: “Mestre! Nós vamos morrer! O senhor não se importa com isso?” Como se Jesus não estivesse preocupado com a presente tempestade no barco. Mas, infelizmente, esse é o sentimento que temos quando tudo parece estar afundando em nossa vida, até parece que o nosso barco está a deriva e passamos a fazer este tipo de perguntas a Jesus.
Analisando este episódio na vida dos discípulos do Senhor e trazendo como aplicação para nós, o que realmente devemos fazer quando o vento fica mais intenso em nossa vida? Achar que Jesus, mesmo estando pertinho de nós, nos esqueceu? Achar que é fim da nossa caminhada? Não. Devemos sempre nos lembrar do que a bíblia nos ensina o contrário, como por exemplo em Mateus 28.20: e eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Salmo 42 .5: Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação. Devemos sim expressar para nós mesmos confiança em Deus nos momentos de tempestades.
Esperar e confiar em Deus esta deve ser marca de todo cristão. Que Deus nos abençoe.
Rev. Joab Barbosa da Silva