“BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. - Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.”
(Salmos 1:2)
Segundo o dicionário prazer é: Sentimento agradável que alguma coisa faz nascer em nós. Deleite, gozo, delícia, gosto, desejo, alegria, contentamento, boa vontade, agrado, distração, divertimento etc. Desde a criação de Deus no Jardim do Edem, entendemos que o homem recebera de Deus o prazer, principalmente em desfrutar de tudo que o Senhor tinha feito, mas nem por isso o Senhor deixava de prestar contas com o homem, sobre o prazer que eles tiveram durante o dia, onde todo final de tarde Ele vinha ter comunhão com o homem. Gn 3.8 - E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim.
O Senhor Deus proporcionou na vida de Adão e Eva o prazer da liberdade em comer do bom e do melhor, mas com uma restrição. Apenas uma Gn 2:16,17 - E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Mas infelizmente não ouve contentamento por parte deles e conseqüentemente comeram de algo que o Senhor proibira.
Analisando bem neste assunto de insatisfação de Adão e Eva no Jardim do Edem, parece que temos o mesmo pecado. O descontentamento com as benevolências que recebemos de Deus, mesmo sabendo que tudo que Deus nos dar é bom e para o nosso bem.
O texto acima citado do salmista no Salmo primeiro, nos traz a preocupação com nosso estilo de vida, e o que realmente nos dar prazer. Para alguns o maior prazer estar nas coisas matérias, para outros o prazer é alimentar a mente de pornografias, ou imoralidades, mas para nós filhos de Deus o prazer dever ser em primeiro lugar na lei do Senhor. Mas o que ele denuncia? As concepções humanistas dos desligados de Deus; a conduta dos desviados de Deus; a companhia dos desprezadores de Deus, assim sendo, ele nos ensina três lições para nossa vida cristã: Andar - Deter – Assentar.
1. Andar - Rm 6:4 De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte, para que como Cristo ressurgiu dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. devemos andar sempre como filhos da luz.
2. Deter - Fazer parar. Sustar. Suspender. Aqui a grande preocupação do salmista é nos ensinar, como filhos de Deus devemos nos afastar do caminho daqueles que realmente são inveterados em uma vida pecaminosa, ou seja, os que tem uma vida de promiscuidade.
3. Assentar. Era uma prática na Bíblia, em que as pessoas se assentavam para ouvir os ensinamentos de seu mestre. Lc. 10: 39- E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Como lição devemos gastar mais tempo aos pés de Jesus ouvindo os seus ensinamentos, do que gastarmos tempo assentados na roda dos escarnecedores da vida.
Se conseguirmos seguir estes três conselhos do salmista, com certeza teremos uma vida vitoriosa, e conseqüentemente teremos mais prazer na lei do Senhor, do que em outros ensinamentos que a vida nos apresenta. Que possamos seguir o exemplo do salmista. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. (Salmos 1:2)
Rev. Joab Barbosa da Silva