Outro gigante a ser vencido!


História do rei Davi.  Seu nome significa literalmente "querido", "amado". Davi viveu por volta de 1050 A.C., foi o segundo rei de Israel sucedendo a Saul, sua historia é relatada em detalhes nos livros de I e II Samuel e I Rei. Foi um rei popular e o homem mais vezes mencionado na Bíblia com 851 menções. Ele foi o oitavo e o mais novo filho de Jessé, um habitante de Belém. Quanto à sua aparência pessoal, sabe- se apenas que ele tinha cabelos ruivos, belos olhos e mui formosa aparência (I Sm 16:12).  

Esta é uma das mais belas histórias da Bíblia sobre vocação e serviço ao Senhor, a do rei Davi. Depois da morte de Saul (I Sm 31), Davi governou a tribo de Judá (II Sm 2:4). Este homem ficou conhecido pelos seus feitos maravilhosos, e o que mais marcou a narrativa da Davi foi à vitória contra o gigante Golias; O texto nos diz que Davi foi extremamente ousado, desafiando a valentia de um gigante com larga experiência em batalha, e o mais impressionante, é que foi com uma pequena pedra que o monstro Golias caiu por terra. Isso prova que as armas da nossa vitória vêm de Deus como ele mesmo declarou: Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.

Mas, infelizmente a história da Devi tomou outro rumo, quando ele em pleno auge de sua carreira, sem ter experimentado nenhuma derrota, deixa os seus soldados a lutar, e fica em seu palácio ociosamente. A partir dai os desejos do seu coração começaram a aflorar, a mente a percorrer as mais absurdas fantasias, e como consequência do olhar maldoso para uma mulher que tomava banho um pouco distante, o que ele não sabia, é que aquela mulher era esposa de um de seus soldados, e como não bastasse ele mandar um de seus súditos a buscar para dentro de seu palácio e, consequentemente comete adultério com aquela mulher, mostrando que em sua frente se encontrava outro gigante, que parecia mais forte, que era o desejo de possuir o que não lhe pertencia, mas agora diante dessa loucura pouco valeu sua valentia em derrotar o gigante Golias, e não resistir o outro gigante, o desejo de adulterar.

A partir dai a vida de Davi virou um inferno, onde as consequências deste pecado fora uma verdadeira tortura em sua vida. Citarei algumas das consequências: A criança que nasceu fruto do adultério morreu (11.18), a vergonha do incesto na pessoa de seus filho Tamar e Amom ( 13.1-23) a morte de Amom ( 13.28-29)o usurpador do trono na pessoa de seu filho Absalão, a morte traiçoeira de Absalão ( 15.1-18) entre outros. Tudo  dava errado, nada mais se consertava, indo de pior a pior, tudo por causa da fraqueza de um homem que resistiu as forças externas de um Gigante, e cedeu as pressões internas do seu coração. 

Analisando nesse assunto, é bom estarmos atentos que na vida tudo pode acontecer, onde vencemos gigantes e tropeçamos em pigmeus, principalmente quando ignoramos as astucias do inimigo, ai ficamos  vulneráveis aos seus ataques. Mas se olharmos para o que nos diz a palavra de Deus, temos condições de vencer o outro gigante que se levanta em nossas vidas, que às vezes vem como pigmeu, isso para que não confiemos em nós mesmos, mas na força do Senhor, como diz a Bíblia em ICo 10.13 Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar, por isso devemos nos cuidar para que não sejamos pego de surpreza, sofrendo as mais duras consequencias por causa da nossa desobediência. E o pior é que não temos como escapar da ceifa da nossa plantação. "Não vos enganeis, de Deus não se zomba, pois tudo o que o homem semear, isto também ceifará".

   Rev. Joab Barbosa da Silva.


 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons