Enfrentando os desafios da vida


(JZ 6:11-16)

O QUE É BAIXA AUTO-ESTIMA?  É uma característica das pessoas que se sentem inadequadas para enfrentar os desafios da vida, não acreditam nos seus potenciais e capacidade de dar resposta às questões da vida. Têm uma estrutura emocional pouco sólida, que origina o pessimismo e a negatividade.
 O QUE É AUTO-ESTIMA? Esta expressão é usada para designar o sentimento de importância, o senso de valor e significado que temos e damos a nós mesmos.
Hoje, a doença que vem tomando uma proporção grande em seus efeitos é, sem sombra de dúvidas, o desânimo, ou baixa auto-estima, isto é, pessoas que não têm mais prazer de viver ou de lutar pelos seus objetivos, achando que a vida não tem mais sentido, ou não vale mais a pena lutar por ela, com isso trazendo para si um tremendo complexo de inferioridade.
Tomando como base este tema de baixa auto-estima, veremos a vida de Gideão, um homem de Deus que passou sete anos vivendo uma vida profundamente opressa sem ter nenhuma perspectiva de vitória. Isto porque o povo de Israel tinha desobedecido a Deus e estava sofrendo uma terrível opressão. Mas, o que aconteceu com esse homem que se sentiu derrotado entes de lutar?  Olhando para a vida de Gideão, veremos três lições importantes para vencer a baixa auto-estima:
1.Não devemos ser guiados pelos sentimentos. Uma das coisas pelas quais devemos zelar diariamente é pelo nosso coração. Gideão viu a derrota antes de começar a lutar, mesmo sabendo que Deus era com ele. Isso porque ele alimentava em seu coração um sentimento de extrema rejeição, o que contraria os ensinamentos bíblicos em: Pv 4.23 – “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”; Mt 28.20 – “e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”.
2.Acharmos que mesmo sendo cristãos estamos isentos de lutas. Às vezes nos perguntamos: “Ai, Senhor meu, se o SENHOR é conosco, por que tudo isto nos sobreveio?” Devemos aprender que, mesmo sendo filhos de Deus, vamos passar por lutas e tribulações, e que, juntamente com as lutas, aprendemos que com o Senhor somos mais que vencedores. Além do mais, não podemos nos esquecer que é com as lutas que aprendemos as mais belas lições da vida, e que as tribulações serão vencidas em nome de Jesus, como nos ensina nosso Senhor em Jo 16.33 – “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.
3.Complexo de inferioridade.  E disse Gideão: “Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai”. O que ele passou é o mesmo que nós passamos na vida. Achamos que somos os coitadinhos da história, sem lenço e sem documento. Sempre vamos achar que a nossa fragilidade é o ponto final da história, e nos esquecemos que Deus está conosco todos os dias, como nos garante a sua palavra em: MT 28.20 - “e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”; Is 43. 2,3 – “Quando passares pelas águas, estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o SENHOR teu Deus”.
Analisando o texto acima citado, chegamos à conclusão de que devemos nos comportar como pessoas falhas, mas que têm condição de vencer as intempéries da vida, confiando na força de Deus, e consequentemente vencendo a baixa auto-estima que nos é apresentada. Que Deus nos abençoe.

Rev. Joab Barbosa

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons