Liberdade - o sonho de todos


Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. 
(Gálatas 5.13)

Ser livre de alguma coisa é o sonho de qualquer pessoa normal. Uns têm o sonho de ter a casa própria e ficar livre do aluguel, outros de deixar o vício que os prende e seguir uma vida normal, outros de ver seu filho, filha, marido etc. libertos do poder da maldade. Mas, o que importa realmente é ter uma vida bem vivida e livre de todas as amarras do mundo. O ser humano sempre sonhou com liberdade; este foi o primeiro assunto tratado por Deus na criação, com a queda de Adão e Eva, quando eles experimentaram uma falsa liberdade oferecida pelo diabo, provando de um fruto que o Senhor não aprovara, até porque o que o Senhor tinha preparado para eles, era exatamente o que lhes traria plena felicidade.  

O texto acima citado fala de como os gálatas precisavam se apegar à liberdade cristã. Essa questão se mostrou complexa na experiência das primeiras igrejas cristãs. Os gálatas corriam o risco de perder a liberdade. Os coríntios, por sua vez, abusavam da liberdade. Escrevendo a estes, o apóstolo foi muito enérgico no sentido de expor-lhes os limites que a santidade e o amor colocam para a liberdade. O diabo sempre quer nos prender. Para isso, ele às vezes nos oferece uma "liberdade" maior do que a que possuímos (II Pd.2.19). Na linguagem do maligno, liberdade significa ausência de compromisso com Deus, ausência de limites. Entretanto, aqueles que se aventuram por essa trilha acabam comprometidos com Satanás e presos em suas redes. 

Escrevendo aos gálatas, Paulo tinha em mente a consciência do risco que havia em se ter uma interpretação errada acerca da liberdade cristã. Depois de insistir no fato de que os gálatas estavam libertos e não deviam se prender, ele disse: "Não useis, porém, a liberdade para dar ocasião à carne; mas servi-vos uns aos outros pelo amor." (Gálatas 5.13). O amor é o parâmetro da nossa liberdade. Isto é focalizado também nas cartas aos Romanos e aos Coríntios. Não existe liberdade absoluta. Ou somos servos do pecado ou servos da justiça (Rm.6.18). 

Olhando para este assunto de liberdade, aprendemos uma lição importante, que é a de submissão à vontade de Deus através do Espírito Santo que habita em nós.  A liberdade que temos por meio do Senhor deve ser submissa ao Espírito Santo. Não somos nós, portanto, que dispomos da nossa liberdade ao nosso bel-prazer, mas o Espírito de Deus que deve dirigir as nossas vontades. Apliquemos em nosso coração o ensinamento do apóstolo Paulo em Gálatas 2.20: Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.! 


Rev. Joab Barbosa da Silva

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons