Oração, comunhão com Deus




Sem sombra de duvidas o Cap. 17 do evangelho de João narra uma das mais belas orações feita por Jesus Cristo, onde Ele começa sua oração clamando ao Pai, isso para nos ensinar a comunhão que devemos ter com nosso Pai Celestial. Só para termos uma noção da importância da palavra PAI, ela aparece nos evangelhos mais de cem vezes, e no cap. 17 de João ela é encontrada seis vezes, para mostrar a intima comunhão de Jesus com o Pai, exemplo que devemos seguir. 

Olhando o tipo de oração feita por Jesus no Cap. 17 de João, e trazendo para os nossos dias, fico a pensar qual tem sido a nossa motivação em orar ao nosso PAI , se realmente estamos orando para termos comunhão com Ele, ou se estamos orando em busca de nossas necessidades básicas, ou se estamos orando  sem nenhuma motivação, o que foi diferente nas oração de Jesus, onde realmente Jesus sempre orava ao PAI com motivações diferente da nossa. A motivação principal era ter comunhão com o pai.


Vejamos no texto acima citado que dos sete motivos que levou Jesus a orar, apenas um foi para si, isso para sua glorificação e o restante foi intercessão:


1. Versículo 1- O Senhor ora ao pai por sua Glorificação Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti. Sabendo de sua morte. 


2. Versículo 11- O senhor sabendo de sua partida ora ao Pai pedindo proteção para os cristãos que ficariam no mundo. Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós.. 


3. Versículo 17- Aqui Jesus mostra a importância de uma vida de santificação. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.


4. Versículo 20- por aqueles que vieram a crer. Numa sublime mudança de pensamento, o Senhor agora ora por todos os crentes, inclusive os futuros filhos de Deus, neste caso, nós também somo alvo da oração intercessora de Jesus. 


5. Versículos 21,23 – pela união dos cristãos.  A fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim. 


6. Versículo 24 – a oração aqui é pela nossa glorificação. Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo.


7. Versículo 26. - Jesus fecha a oração com um dos mais belos ensinamentos: O Amor. A idéia é que da mesma forma que Deus amou o filho ame também a cada um de nós.


Este foi um pequeno resumo da oração de Jesus antes de sua morte. 

Rev. Joab Barbosa da Silva

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons