O que faz uma igreja crescer?

Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas. E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. 
Atos 2.41-44


Na minha opinião, a igreja de Atos dos Apóstolos é sem sombra de duvidas o maior exemplo de crescimento quantitativo e qualitativo que uma igreja pode ter. Só para termos uma idéia de como esta igreja crescia, o povo que se convertia se deleitava em ouvir a palavra de Deus, e com o resultado deste sermão as pessoas em profundo quebrantamento procuravam os Apóstolos para uma entrega total ao Senhor.(o que deveria acontecer também com cada um de nós). Foi a partir daí que houve um crescimento na igreja de Atos, diga-se de passagem, foram quase  três mil almas.

Mesmo sendo uma igreja perseguida como foi a de Atos, fica aqui a pergunta para nós que fazemos a igreja do Senhor. Afinal qual foi o segredo de tanta gente se agregar ao Apostolo e passar a fazer parte da Igreja Primitiva? Sobre este assunto, relacionei cinco lições importantes neste texto que serve para todos os que fazem a igreja de Jesus e principalmente neste dia, em que recebemos novos membros na igreja visível.

1. Aceitaram a palavra. Em primeiro lugar temos que aceitar a palavra que está sendo ensinada em nossa igreja, que tem conformidade com os ensinamentos do Senhor, mesmo descordando com alguns pontos doutrinários, mas ciente de que foi Deus que colocou cada líder para conduzir o destino da igreja. Então aceite a palavra que está sendo pregada aqui na igreja.
2. E perseveravam na doutrina. Eles perseveravam na doutrina pregada pelos os Apóstolos, isto é não havia espaço para entrada de ventos doutrinários na vida dos irmãos que se agregaram aos apóstolos. Seja perseverante na doutrina que você tem recebido na sua igreja.
3. Comunhão. Em terceiro lugar os irmãos tinham comunhão. Qual a característica da comunhão daqueles irmãos? “Comunhão“. O termo grego utilizado é “koinonia“A palavra “comunhão” significa ter tudo em comum; expressa um convívio marcado por uma estreita união e relacionamento íntimo.  Aqueles irmãos tinham em primeiro lugar plena comunhão com o Deus Triúno, o Pai, o Filho e o Espírito Santo (I Jo. 1.3; II Co. 13.13; Fp. 2.1). Comece a exercitar sua comunhão com Deus e conseqüentemente com os irmãos.
4. Partir do Pão. A expressão “partir do pão” não diz respeito a uma refeição típica da época, e que os cristãos mantinham-se comendo apenas pão, mas a expressão diz respeito à prática da Ceia do Senhor. O termo grego equivalente a “partir” em português é apenas utilizado no NT em referência à ceia. Seja também um participante na Ceia do Senhor.
5. E nas orações. A oração é algo que não pode faltar na igreja do Senhor, além das lições acima citada, a Igreja Primitiva tinha uma vida voltada em constante oração, quer comunitária como individual. Mesmo diante das dificuldades que a vida vos apresenta, reserve um tempo de oração para que você possa ouvir o que Deus tem para sua vida. Cuidado com ativismo.

 Analisando acima os ensinamentos da Igreja Primitiva, fica aqui a orientação para nós que fazemos a IP Zona Sul, principalmente aos amados irmãos que estão juntando-se a nós no dia de hoje através do batismo ou transferência. Aceite a palavra, perseverem na doutrina, tenham uma vida de comunhão, participem da comunhão através da ceia e tenham uma vida voltada para oração. Se começarmos fazendo assim  seremos uma igreja forte e abençoada. 

Parabéns aos amados irmãos que se unem a IP Zona Sul através do batismo e transferência. Sãos os votos de toda felicidade do conselho da IP Zona Sul.


Rev. Joab Barbosa da Silva. 

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons